domingo, 20 de novembro de 2016

MALDITO SEJA O BULLYING!

PORQUE JOVENS PRATICAM BULLYING?

     Dan Olweus foi o primeiro a relacionar a palavra Bullying em 1970 com os suicídios cometidos pelos jovens que sofriam abusos e ameaças.

Quem nunca sofreu essa prática absurda e covarde de pessoas que são tão fortes que humilham , batem intencionais e repetidas vezes sem mostrar  nenhum tipo de compaixão com as vítimas! Acredito que na maioria das vezes é por insegurança do alfa que precisa sempre ser notado e avaliado. São pessoas inseguros e fracas que precisam usar a violência para se alto valorizar diante a sociedade ( medo de ser um ninguém, medo de ser somente mais um na multidão ). Mostrar virilidade ser sempre o mais popular , sentir-se o mais poderoso mais confiante e obter uma imagem falsa diante si mesmo trazendo poder e satisfazendo suas necessidades de estar sempre por cima provocando sérios  danos ao alvo do bullying. Como  caçadores procuram sempre estar em vantagem e escolhem a pressa mais fraca para o abate.



O termo Bullying tem origem na palavra inglesa Bully ( Brigão, valentão ) no Português é entendido como covardia, Humilhação, intimidação etc. Estudos mostram que a maioria dos agressores são expostos a maus tratos e abusos na infância que   vem dentro de suas próprias  famílias caóticas problemáticas. São impulsivos descontrolados que mostram muito medo da realidade que são encapasses de esconder delas mesmas suas próprias fraquezas , perdendo o controle e satisfazendo quando a vítima mostra medo e se esconde . tando uma imensa gratificação associada de exercer o domínio sobre outras pessoas.

     Os betas se tornam recompensas dos agressores que não tendo como enfrentar a situação recompensam os agressores dando poder e popularidade. Cada dia os agressores enxergam seus comportamento mais gratificante devido a fragilidade  e facilidade de exercer o poder territorial a devido a fraqueza dos betas. Quanto mais fácil maior são as frequências dos ataques. Brigas e conflitos  pontuais não é Bullying ! Para ser considerado Bullyng deve ser uma atitude repetitiva entre colegas de trabalho emprego. Tooa Bullying é uma agressão mas nem toda agressão e considerada Bullying. A agressão pode ser física ou mental. A mais duradoura é a mental que corrói aos poucos causando danos irreparáveis. geralmente a agressão física  não se torna repetitiva pois ao chamar muita atenção logo sofrerá a intervenção dos professores e dos pais da vítima. A presa se torna tão fácil que não transmite mais a mesma sensação de poder e domínio para o agressor, ao contrario da mental onde o agressor nunca se cansa de perseguir e humilhar sua presa inovando com criatividade é piadas novas e humilhantes  a cada dia.

 A vítima sofre intensamente, sente-se excluída , humilhada e desrespeitada . Desenvolve sentimentos negativos, baixa autoestima e pode atê mesmo se tornar agressiva devido aos abusos sofridos. 
.

 Para identificar o Bulling não é tão fácil pois e necessário distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. Piadas e brincadeiras no ambiente de trabalho e escolar sempre existirão.  Em muitos casos não adianta punir o agressor pois nada adiantará ! Sera necessário trabalhar no foco dos valores essenciais morais educacionais  e culturais. Os responsáveis pelos envolvidos no Bullying ( professores e pais ) tanto quanto presa e vítima abrisse  espaço para o dialogo impondo uma conversa franca e individual entre os envolvidos e que ninguém está desamparado levando-as  a uma conversa direta e franca talvez pudesse evitar o bullying.   Na minha opinião o pior bullying é contra alunos com alguma deficiência. Contra esses indefesos até  BETAS  praticam as agressões físicas  e morais  impulsionados pela falta de orientalização sobre as doenças e até mesmo por preconceito.


Na parte cientifica o prazer é algo biológico incontrolável independente da vontade do ser humano. De uma forma ou de outra nosso corpo nasceu com uma estrutura física   que lhe capacita para a vivencia intensa e e profunda da sensação de prazer. Nosso corpo possui todo um aparato fisiológico que nos torna um ser capaz de sentir prazer. Podendo ter a interferências de elementos negativos que bloqueiam esses sentimentos nos tirando a capacidade de contemplar o prazer podendo virar ansiedade e depressão .

O problema aumenta pois cada pessoa entende e vive o prazer  de acordo aos diversos simbolismos que povoam seu inconsciente coletivo, levanto-a a viver conforme sua tradições  culturais, religiosas hábitos e costumes . Podendo levar atê mesmo  incontinentemente o sujeito a proceder de acordo com seus costumes culturais e seus valores morais. O agressor aprende que não deve se submeter a ninguém e desperta um mecanismo de defesa que passa a ver todos como inimigos a serem sobrepujados e inferiorizados  praticando  em si a teoria que o ataque é a melhor defesa , trazendo até mesmo de casa um modelo impróprio , valores invertidos e liberando no ambiente escolar as tensões trazidas no contexto doméstico querendo descordar sua raiva e frustrações  no mais fraco. 

 Neste jogo não existe Xeque-mate! Somente xeque! Os agressores não querem terminar e finalizar o jogo e interromper seu prazer . Querem infernizar os betas atê a prática do suicídio devido a tanto desespero. Um jogo interminável sem fim sem chances de virada pelos mais fracos que são escolhidos como vítimas. Muitos sem ter o que fazer e com medo de falar e pedir ajuda achando que vai demostrar fraqueza mudam totalmente seu ritmo de vida matando aulas, fugindo de qualquer coisa e  contando mentiras para abafar  o caso.  



Como agir em caso de Bullying?

O alvo precisa ser forte consciente  revelar a verdade sem medo fortalecendo sua autoestima sem fugir do ocorrido alertando e pedindo auxílio aos  parentes e amigos mais próximos sem omitir as agressões sofridas.

A prevenção contra esse ato deve começar dentro de casa com educação e suporte familiar estabelecendo limites e respeito ao próximo respeitando as diferenças entre as pessoas  .

Enfim não seja tímido seja amigável, auto confiante de postura ereta mas sem mostrar agressão . Seja inteligente olhe sempre para frente , fique sempre atendo e seja positivo. pessoas negativas atraem coisas negativas.  No fundo chego a conclusão que os mais fracos não somos nós mas os agressores.







FILME SOBRE BULLYING





 um jovem de dezenove anos se matricula na faculdade com seu irmão. Eles pretendem fazer parte da mesma “fraternidade”. Para provar a lealdade com a “fraternidade”, ele é submetido a testes brutais.



7 comentários:

  1. sofri muito disso gostei do testo sem mimimi e vitimismo

    ResponderExcluir
  2. simmm apanhei um bucado quando criança e ainda sofro ameaças de patroes tetinhas não sei mais o que fazer..............

    ResponderExcluir
  3. Já sofri mais revidei na maioria das vezes se eu apanhasse na rua apanhava em casa aqui era assim foda

    ResponderExcluir
  4. beta sempre sofrera bulling

    ResponderExcluir
  5. Excelente análise, o bullying infelizmente é um dos pontos que mais afetam a mente mal trabalhada de um beta.

    ResponderExcluir
  6. obrigado amigo infelizmente é isso mesmo . Valeu

    ResponderExcluir